CONSERVAÇÃO DE OBRAS DE ARTE EM PAPEL
Tratando da serigrafia com um caráter mais voltado as artes plásticas, um dos suportes ou substratos mais usados que podemos citar é o papel.
Há ainda uma certa resistência quanto a utilização do papel em obras de arte em função de sua fragilidade. Entretanto, alguns cuidados básicos são fundamentais para a preservação de uma obra em papel. Se pensarmos que existem gravuras impressas por xilo ou metal feitas no Renascimento que resistem até os dias atuais, veremos que o papel não é tão perecível assim.
A primeira providência a ser tomada em relação à conservação de obras em papel deve partir do próprio artista, ou de seu impressor/editor, no momento da escolha do papel que servirá como suporte para a obra.
Um papel de boa qualidade, que seja neutro ou alcalino, garante melhor conservação.
Além disso, é necessário que sejam adotados também alguns procedimentos para o acondicionamento, montagem e exposição dos trabalhos, como por exemplo:
1. Temperatura entre 12º C e 22º C.
2. Umidade relativa do ar entre 45 e 55%
3. Temperatura e umidade devem ser sempre constantes.
4. Luz: uso de filtros anti-UV (ultravioleta)
5. Higienização periódica do acervo
6. Proibição de alimentos próximos às áreas de serviço.
7. Não colocar nenhum material que contenha ferro, próximo de acervos de papel. Ex.: clips, grampos metálicos, caixas, instrumentos ou armários que estejam enferrujados.
8. Não colocar pesos sobre as obras.
9. Não utilizar fita adesiva em contato com a obra.
10. Manter afastado 15 cm do chão a última prateleira da estante, mapoteca ou armário.
11. Manter o acervo distante de áreas próximas a encanamentos.
12. Manter o ambiente arejado e limpo.
13. Vistoriar o acervo periodicamente.
14. Utilizar papéis ou cartões de boa qualidade nas montagens, nas exposições, nos transportes ou na guarda.
MONTAGEM IDEAL:
As obras de arte devem ser protegidas por passe-partout (cartão montado em forma de moldura ou “janela”, composto de fibras 100% algodão ou linho, ou com papéis com baixo teor de lignina - substância que se deposita nas paredes das células vegetais, conferindo rigidez. É o que dá consistência à madeira, a qual pode conter até 25% de lignina.).
Em toda montagem os papéis deverão ser de boa qualidade, ou seja, não ácidos, de preferência alcalinos. Os papéis para fixação (juntas e lombadas em livros) poderão ser tiras em papel japonês, pois são leves, fortes e flexíveis, sendo compostos por longas fibras de celulose pura. Os mais recomendados são os de fibra de kozo.
As colas mais indicadas são as de amido ou de metilcelulose.
A proteção transparente (vidro) deve proteger de radiações ultravioleta. Ex.: UF 3, Plexiglas (Rohm and Haas). O acrílico não é aconselhável para: pastéis, desenhos a carvão ou objetos com material friável, (que pode reduzir-se a fragmentos ou a pó) pois causam acúmulo de eletricidade estática. A obra não deve ser colocada diretamente em contato com o vidro, pois se devem evitar choques com as mudanças de temperatura do ambiente. Para isso, o passe-partout deve ter pelo menos uma altura mínima de 3 mm.
A moldura deve ser forrada com cartão de boa qualidade, fechada hermeticamente, com tiras de papel cola.
Os objetos de papel deverão ser expostos em áreas de iluminação moderada, seca e com pouca variação de temperatura e umidade.
MOBILIÁRIO PARA ACONDICIONAMENTO
Madeira: deverá ser selada com poliuretano hidrossolúvel, com prateleiras revestidas com laminado metálico inerte.
Aço: deverá ser pintado ou revestido com acabamento resistente.
Armários metálicos: deverão ter acabamento em verniz seco em estufa.
Obs.: Obras em grandes dimensões devem ser guardadas em mapotecas ou em caixas especiais, sempre em pastas ou invólucros apropriados. Obras em papel, em geral, não devem ser enrolados, nem acondicionados em sacos plásticos. É aconselhável uma proteção com interfolhagem em papel alcalino. Para evitar presença de umidade, podem ser utilizados sachês com sílica gel ou timol.
Alexandre Ferreira