terça-feira, 30 de dezembro de 2014

Calculador de tempo de Exposição (vídeo aula)


Disponibilizo aqui um modelo de Calculador para verificar o tempo de gravação de telas serigráficas.

O processo é relativamente simples:

1 - Imprima como você costuma fazer os seus fotolitos, seja papel vegetal, laser filme, transparência para ink jet ou fotolito digital.

2 - Estabeleça tempos diferentes para cada uma das "tiras" do calculador. Exemplo: Tempo 1 - 1 minuto; Tempo 2: 2 minutos; Tempo 3: 3 minutos; Tempo 4 - 4 minutos; Tempo 5: 5 minutos.

3 - Faça a exposição da tela em cada um destes tempos cronometrando e vá fechando cada um deles com tiras de papel preto (cartolina por exemplo). Exemplo: Ao final de 1 minuto, cubra a tira do TEMPO 1. Coloque mais 1 minuto (então você terá 2 minutos de exposição a luz). Cubra então o TEMPO 2; Exponha mais um minuto  e cubra o TEMPO 3 e proceda assim até o TEMPO 5.

4 - Faça o processo de revelação da tela com a água normalmente.

5 - Verifique qual dos tempos apresenta a melhor gravação da imagem. Se alguma parte "estourar" significa que foi pouco tempo de exposição. Se "não abrir", foi tempo demais. Encontre o tempo médio.
Obs.: Estes tempos podem variar em razão da emulsão que você usa (marcas diferentes costumam gravar em tempos diferentes), tipo de poliéster (nylon) usado (mais abertos tendem a necessitar de mais tempo), distância e tipo de lâmpada usada na mesa.

Se todos "estourarem", refaça o teste aumentando o tempo de exposição entre as "tiras", colocando de 2 em 2 minutos por exemplo. Se nada abrir dá uma lida aqui:

Atenção para os Defeitos mais comuns na revelação:

- Emulsão arrebenta com facilidade: pode ser que a emulsão esteja fora do prazo ou com pouco sensibilizante; ou a emulsão não estava bem seca antes da exposição; ou a emissão de luz foi insuficiente.
- Emulsão não abre: muito tempo de exposição de luz, ou luz muito próxima do vidro; fotolito mal feito (deixando passar luz); superaquecimento na secagem da tela; mal contato do vidro-fotolito-tela.
- Furos na emulsão: sujeira na mesa de luz ou no fotolito; malha engordurada; camada fina de emulsão ou emulsão com bolhas.

- Má definição no desenho: trama da malha muito aberta; mal contato do vidro-fotolito-tela; fotolito mal feito.

Boa Sorte e Bons trabalhos!




Clique neste link para o Calculador de exposição para mesa de revelação serigráfica em PDF (em preto 100%)


Clique neste link para o Calculador de exposição para mesa de revelação serigráfica - Abre no Corel (versão 12 e posteriores) Atenção: como está em .CDR a imagem não aparece na visualização do Google Drive



Clique neste link para o Calculador de exposição para mesa de revelação serigráfica - Versão em EPS: Abre em qualquer programa vetorial



Clique neste link para o Calculador de exposição para mesa de revelação serigráfica - Em JPG (obs.: este não é o formato ideal para testes. Use-o somente se não tiver como abrir os formatos anteriores em softwares vetoriais)



20 comentários:

  1. Alexandre, bom dia, muito boa sua iniciativa, parabéns e obrigado pela ajuda, Parabéns.

    ResponderExcluir
  2. Olá. Ótima iniciativa. Parabéns! Uma dúvida que tenho é se esse teste é realizado com que tipo de emulsão? Pode ser qualquer tipo? Obrigado.

    ResponderExcluir
  3. minha mesa tem 39x60x70 4 lâmpadas fluorecentes e só revela as reticulas maiores as menores não consigo revelar as lâmpadas são de 20w total 80w
    e tbm já testei com uma lampada de vapor de mercurio Mista de 160w na mesa de 75 de altura só que coloquei a lâmpada em cima de um carretel de fios com 21cm mais 17cm da lâmpada me dando a distancia de 35cm da lâmpada para o vidro já testei tempos até de 15 minutos, mas não revela da forma correta tnato na fluorencete quanto na lâmpada Mista por favor me ajude já estou com todo material em mãos só preciso da mesa para poder revelar as minha telas desde já agradeço fica na paz ! Philype01@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lâmpadas fluorescentes não são as melhores para gravação de retículas. Busque uma lâmpada com foco único.

      Excluir
  4. Bom dia Alexandre, estou iniciando na arte de serigrafia, montei minha mesa de revelação com 2 lâmpadas fluorescentes compactas de 240 w cada, qual tempo devo deixar?
    Altura da lâmpada até o vidro é de 30 cm

    Att
    Douglas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Douglas. Faça o teste! Não tenho como te dar essa informação. Para cada tipo (e marca) de emulsão, cada abertura de polyester, cada tipo de fotolito você terá tempos diferentes.

      Excluir
  5. Parabéns pelo vídeo... Eu e um amigo estamos querendo começar a produzir estampas em silk, mai por robi...e estes vídeos ajudam muito.

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pelo vídeo... Eu e um amigo estamos começado a fazer estampas em silk... Ele esta bem empolgado e estou ajudando como posso, vídeos como esse ajudam bastante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal Wesley. Obrigado pelo comentário. Veja os outros vídeos do canal e se puder venha fazer nosso curso. Boa sorte!

      Excluir
  7. Olá. Fiz o teste e descobri o tempo correto para o bicromato. Agora estou pensando em usar diazo ou fotopolimero e gostaria de saber se posso usar as lampadas de mercurio mista para revelar e qual a voltagem ideal da lampada? Obrigado e continue a nos ajudar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Andre, pelo que sei lâmpadas de vapor de mercúrio mistas são lâmpadas de descarga e incandescentes ao mesmo tempo. Não são as mais indicadas para gravação. Procure pelas lâmpadas de VAPOR de mercúrio. 400 watts pra começar (voltagem é 110v ou 220v né? posso estar enganado mas essas lâmpadas são sempre 220v). Mas se prepara pois a instalação não é tão simples - nem barata - e o uso da lâmpada requer certos cuidados com o aquecimento prévio e para religar precisa estar completamente fria, ou seja, o refletor precisa ter um sistema de fechamento para facilitar o trabalho no caso de várias telas para gravar em sequência.

      Excluir
  8. Ola Alexandre estou iniciando montei minha mesa de 90 75 65 com uma lampada hqa uv 400 watts esta lampada e boa para revelar retículas

    ResponderExcluir
  9. Gostaria de saber se você já revelou alguma emulsão diazóica com fluorescente? Quanto tempo de exposição? Quantas lâmpadas usou e de quantos "w"? Já revelou alguma tela com refletor led 50w?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na mesa com lâmpada fluorescente nunca testei. Não acho uma boa lâmpada nem mesmo pra bicromato. Tenho aqui no curso mesas com lâmpada halógena de 500w, led uv e HQA 400w. Mas sobre o teste com refletor de led branco de 50w eu já fiz e não deu muito certo não. Você pode ver um comentário em vídeo no meu grupo de serigrafia no facebook: https://www.facebook.com/groups/197872390266769/videos/

      Excluir

Deixe aqui seu comentário: