sábado, 3 de julho de 2010

Longa exposição a solventes pode afetar o cérebro.

A maioria das tintas encontradas no mercado e a necessidade de aplicação em substratos de difícil aderência tornam, muitas vezes, inevitável o uso de tintas à base de solvente. Entretanto, é de grande importância que o serígrafo e o empresário do ramo saibam dos perigos que esses solventes podem trazer, e assim tomar todas as precauções necessárias, seja na busca de materiais menos nocivos ao homem e ao meio ambiente, seja na utilização correta dos EPI (equipamentos de proteção individual).
Segundo artigo publicado por pesquisadores holandeses na revista “Annals of Neurology”, a exposição prolongada a substâncias a base de solvente, pode causar sérios distúrbios em circuitos do cérebro. Os autores classificaram essas alterações de encefalopatia induzida por uso crônico de solvente (ou CSE, na sigla em inglês).
As pessoas que sofrem de CSE apresentam problemas de memória e atenção, além de dificuldades psicomotoras depois de uma longa exposição a solventes. Os casos da doença, tratada como um problema de saúde ocupacional, estão aumentando de acordo com especialistas.
Os autores do estudo investigaram grupos de dez pacientes com CSE que tinham sido expostos a solventes e tiveram falhas cognitivas de leve a grave; dez pessoas expostas a solventes mas sem sintomas de CSE e 11 indivíduos não expostos a esse tipo de substância e que não apresentavam os sintomas de CSE.
Todos os participantes foram submetidos a análises, incluindo exames de ressonância magnética e tomografia computadorizada. Os cientistas investigaram um circuito cerebral ligado ao tálamo.
Aqueles com CSE apresentaram redução da substância dopamina D2, sinal de que teriam sofrido danos na capacidade psicomotora e atenção. Isso também foi associado à exposição grave a solventes, segundo os autores. A densidade do neurotransmissor dopamina parece estar ligada à capacidade psicomotora.
Os dez indivíduos expostos a solventes, mas que não apresentavam os sintomas de CSE, também mostraram problemas semelhantes. Porém, eles eram menos extensos. Foi detectada ainda nos dois grupos a diminuição dos níveis de colina, que tem função importante na neurotransmissão da área cinzenta do cérebro.
Outro estudo apresentado na Revista de Saúde Pública com o título: “Solventes de cola: abuso e efeitos nocivos à saúde” das pesquisadoras Maria de Fátima Menezes Pedrozo e Maria Elisa Pereira Bastos de Siqueira, nos apresenta os principais efeitos nocivos da inalação dos vapores de solventes e tintas em nível do sistema nervoso central: os solventes orgânicos, de modo geral, são depressores do sistema nervoso central e, de acordo com o período, freqüência e intensidade da exposição, provocam desde sonolência, confusão mental e cefaléia, até depressão respiratória, coma e morte. As cetonas, presentes em vários solventes serigráficos, promovem narcose assim como o tolueno e o n-hexano, por apresentarem lipossolubilidade (penetração na menbrana celular) e velocidade de eliminação menores.
Outros tecidos do organismo podem ser também afetados pelos solventes, tais como a pele, mucosas, tecido hematopoiético (medula), fígado e rins.
A exposição por curto prazo dos solventes provoca irritação das mucosas oculares e das vias aéreas superiores, ao passo que a exposição por longo prazo leva a inflamação na laringe, dor no estômago e sinais cutâneos característicos da ação destrutiva sobre a pele. Em nível muscular promove fraqueza generalizada. A ação tóxica sobre o fígado pode levar à hepatite e hepatomegalia (aumento do fígado). A nível renal já foi comprovado hematúria (sangue pela urina), acidose tubular e síndrome de Fanconi.
Evolução de sinais e sintomas decorrentes da inalação de solventes sobre o Sistema Nervoso Central:
1ª Fase – Excitação, euforia tontura, alucinações visuais e auditivas, tosse, salivação, fotofobia, náuseas, vômitos, comportamento bizarro.
2ª Fase – Depressão
a)Leve: confusão, desorientação, perda do autocontrole, visão turva, zumbidos no ouvido, dor de cabeça, palidez.
b)Moderada: sonolência, ansiedade, falta de coordenação muscular e de reflexos e oscilações na visão.
c)Intensa: inconsciência, delírio, estupor, pesadelos, convulsões.

(por Alexandre Ferreira)

Fontes:
Diário da Ciência (Science Daily) – 16/04/2008
http://www.sciencedaily.com/releases/2008/04/080415111635.htm

Revista de saúde pública - Solventes de cola: abuso e efeitos nocivos à saúde
Maria de Fátima Menezes PedrozoI; Maria Elisa Pereira Bastos de SiqueiraII
IInstituto Médico Legal do Estado de São Paulo – Rua Teodoro Sampaio, 151 – 05405 – São Paulo, SP – Brasil
IIDepartamento de Fisiologia e Farmacologia da Escola de Farmácia e Odontologia de Alfenas – Rua Gabriel Monteiro da Silva, 714 – 37130 – Alfenas, MG – Brasil
http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0034-89101989000400009&script=sci_arttext