domingo, 25 de julho de 2010

Técnicas alternativas de impressão serigráfica

Aqui descrevo algumas técnicas de impressão não muito convencionais no uso comercial , mas muito úteis para aqueles que tem interesse em experimentar a serigrafia como linguagem plástica.


Matriz de Papel:

Em uma tela previamente preparada em nylon 44 e com área de tinteiro (para o formato A3 a mancha de impressão pode ser de 25 x 38 cm o que deixa as margens no papel com 2 e 2,35 cm), podemos realizar impressões com moldes vazados em papel vegetal (ou outros) utilizando a tinta sintética para serigrafia e tendo como substrato papéis. É um processo muito utilizado no meio de serigrafia artística para produção de gravuras. O molde vazado se gruda à matriz com a própria tinta sintética a partir da primeira impressão. Esta técnica permite uma quantidade razoável de impressões (em média 50 cópias) e a qualidade da imagem depende unicamente da destreza do serígrafo em cortar a máscara (molde vazado) no papel vegetal. Esta técnica permite impresões com bom relevo de tinta. Há ainda a técnica de "impressão seca" onde faz-se uma frottage de algo com relevo (papelão corrugado, telas grossas ou papéis grossos) e depois "calcamos" o nylon com a textura capturada contra o papel a ser impresso sem usar o rodo, somente as mãos.
OBS: A limpeza da tinta sintética após o uso é feita com aguarrás. É a tinta que melhor se aplica a esta técnica.

Matriz de Goma Laca:

A tela preparada com goma laca não apresenta uma qualidade boa para detalhes finos, pois é preparada pelo serígrafo aplicando-se goma laca (ou “asa de barata” ) com pincel diretamente no nylon da tela já esticada. È um tipo de matriz mais utilizada para uso em aplicações artísticas ou que não requeiram muita precisão no traço, ou que o artista queira reproduzir uma pincelada em negativo.
A goma laca, que vem em flocos deve ser diluída em álcool 99,3º GL ou 92,8º GL de modo que fique espessa como mel e possa ser aplicado com um pincel diretamente no nylon, bloqueando a passagem de tinta em umas áreas e deixando o que quer que seja impresso sem a goma.
Essa matriz pode ser utilizada com tintas acrílicas (base de água) ou com tinta sintética para serigrafia (limpeza com aguarrás).
Para reaproveitar a tela, coloque-a sobre algumas folhas de jornal, e com uma estopa embebida em álcool, esfregue até dissolver toda a goma do nylon.

Matriz com Filme de Corte:

O filme de corte, ou filme de máscara, é uma película de laca nitrocelulose translúcido e pode ser encontrado nas cores RUBI (vermelho) e ÂMBAR (alaranjado) entre outras.
Esta película possui uma base de poliéster ou acetato transparente, que tem por função manter reunidas as partes do desenho que será cortado com estilete na parte fosca do filme (parte de laca).
No processo de colagem, deverá ser utilizado um thinner de acabamento encontrado em lojas de tintas comuns ou de produtos serigráficos.
Coloque o filme já recortado em negativo com a parte fosca para cima.
Coloque a tela com o nylon já desengraxado em contato com o filme e passe uma estopa embebida com thinner, sem encharcar, sobre o nylon e conseqüentemente, sobre a parte de laca do filme.
A laca do filme derreterá o suficiente para soltar de sua base de acetato e aderir à trama do nylon.
Aguarde aproximadamente 10 minutos até o thinner evaporar da tela.
Retire a base de acetato do filme com cuidado. Havendo necessidade, repita o processo nas partes que não aderiram perfeitamente.
Verifique se há furos indesejáveis na matriz. Se houver, utilize laca vedante ou derreta com thinner as partes do filme que você eliminou do desenho. Em uma lata, coloque os pedacinhos de filme e despeje thinner até formar uma pasta viscosa, que será aplicada com um picel fino, fazendo assim os retoques necessários. Não use recipientes plásticos para esta receita. Esta mesma pasta pode ser aplicada na moldura da tela para torná-la impermeável, protegendo assim a madeira por muito mais tempo.
O inconveniente do processo de colagem é que se houver qualquer problema de aderência do filme, o recorte terá que ser totalmente refeito, mas em compensação é uma matriz de rápida confecção, com boa durabilidade, se bem feita.
A matriz de filme de corte é resistente à tintas acrílicas e sintéticas.
Para reaproveitar a tela: Coloque algumas folhas de jornal sob a tela. Derrame thinner e esfregue bem com uma estopa para que o filme se solte da trama da tela e “grude” no jornal. Repita o processo até limpar totalmente o nylon.